Olá pessoal, tudo bem? Voltamos com a série de filmes para serem aplicados em sala de aula! A ideia desta série de posts é mostrar como alguns filmes podem elucidar questões simples do aluno, além de complementar os estudos em uma ou mais disciplinas.
E para começar de maneira intensa, hoje recomeçaremos com o chocante A Onda, filme alemão de 2008 que chocou pela sua temática forte e no contexto no qual está inserido.
Sempre tive problemas para escrever sobre filmes, isso devido aos spoilers.
Lembro que quando era crítico para alguns jornais e sites meus editores sempre puxavam a minha orelha por falar de mais. Isso que tinha liberdade para falar bem ou mal do filme… Bom, vou tentar ser sucinto e escrever pouco e de maneira que gere curiosidade em vocês.
Como os últimos textos que escrevi foram sobre educação, vou manter a linha e apresentar um dos melhores filmes que já virelacionando experiências pedagógicas a reflexão política e social dos jovens. Ele alimenta o debate sobre ensino do pensamento político ao mesmo tempo que expõe os perigos dos movimentos radicais. Estou falando sobre “A Onda”, filme alemão, lançado em 2011 e que despertou minha curiosidade quando vi o trailer em um cinema da vizinhança.
No filme um dos alunos de uma turma do ensino médio questiona o motivo de tantas pessoas acompanharem cegamentefiguras ditatoriais como Hitler e o professor para responder essa questão decidecria um movimento secreto onde apenas os membros daquela turma poderiam participar.Utilizando do storytelling ele ambientaregras e adiciona comportamentos parecidos com o que intitula “A Onda”, colocando os alunos como parte de uma sociedade aparentemente utópica e superior às demais.
O desfecho desse grupo é intenso e impactante, e acaba servindo como um exercício próprio para que os alunos percebam a que nívelo populismoe idolatria irracional, ferramentas do nazi-fascismo,fazem a pessoa chegar.
Acredito que ainda que não tenhamos uma postura geral dos corpos docentes quanto às ferramentas de incentivo a cidadania, e que mesmo que o discurso político em sala de aula sejadelicado e complexo,é possível fazer os alunospensarem em maneiras de fazê-los compreender o motivo de determinadas posturas, avaliando os diferentes movimentos e mostrando como posturas extremistas são perigosas para a sociedade.
A Onda é uma excelente referência e com um roteiro fantástico coloca de maneira sutil e impressionante o tema abordado. Super indico!
Atividades
A Onda – Detalhes Importantes
Baseado em fatos reais, este filme nos remete a reflexão sobre como podem surgir sistemas totalitaristas, através de um questionamento muito simples: como uma população praticamente inteira foi capaz de apoiar um líder como Hitler?
Confira as informações técnicas dele:
Nome:A ONDA
Ano:2008
Diretor:Dennis Gansel
Origem:Alemanha
Tipo de filme: Drama
Sinopse:vocês acreditam que uma ditadura poderia surgir na Alemanha moderna? Com este questionamento, o Professor Rainer Wenger começa a sua aula sobre autocracia para uma turma de ensino médio. Ao perceber o envolvimento e para conseguir a atenção dos alunos, ele propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e da ditadura, o que ele não esperava é que isso iria além dos limites e com consequências desastrosas.
Reflexões que o filme possibilita
O filme nos faz refletir de como um grupo pode ser manipulado e, o que é pior, que sistemas ditatoriais possam ressurgir a qualquer momento. O grande cerne do filme é esclarecer aos alunos que aspectos como o preconceito, a abdicação da própria de escolha, e criar uma cultura exclusivista baseada nas dores de uma população, são alguns dos pontos que podem um governo totalitário.
Levantar o debate é uma das melhores formas de se aproveitar o filme. E um detalhe importante: este é recomendado apenas para estudantes do Ensino Médio, cujo nível de maturidade é mais adequado para uma reflexão do material.
O filme serve como base principalmente para entender como surgem e quais são algumas ideologias e sistemas de governo atuais ou já existentes.
Devemos estudar ainda, os maiores líderes da nossa história, como eles influenciaram beneficamente ou não seu país (Ex. Mandela e Hitler) e a servidão voluntária.Debater a mesma questão que é levantada no filme, se há possibilidade de surgir um sistema de ditadura novamente no Brasil, considerando o atual cenário econômico e a revolta da população.
Discutir ainda, os métodos pedagógicos adotados pelo professor.
Se você deseja o resumo da ficha do filme para aplicar em sala de aula para os alunos, baixe a versão em PDF, ou nas imagens a seguir.